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Como Construir Corretamente seu E-mail Marketing
Diversos fatores concorrem para que um e-mail chegue, ou não, à caixa de entrada dos destinatários.
Os e-mails que trafegam na internet, em sua maioria, são mensagens indesejadas. Infelizmente, navegamos em um mar de spam onde mais de 80% das mensagens não estão de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (http://www.capem.org.br/index.php). Por isso, os servidores de e-mails oferecem todo tipo de proteção aos seus usuários.
Como não podemos alterar as regras destes servidores o que nos resta é fazer todas as configurações possíveis, do nosso lado, para aumentar as chances dos nossos envios serem entregues nas caixas de entrada dos destinatários.
• Tamanho e dimensão do e-mail marketing:
- - HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb).
- - Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
- - HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
- - Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
- - Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.
• Imagens:
- - Devem vir em links absolutos. Elas devem estar hospedadas em um servidor.
- - Usar tag ALT. Garanta que mesmo quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali.
- - Não coloque imagens de fundo na tag body.
• Links:
- - Urls pequenas e intuitivas. Melhor: www.dominio.com.br/campanha do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123.
- - Use o target = “_blank”.
- - Utilize no máximo de 32 links. Quanto menos melhor.
- - Use sempre o método GET para passagem de parâmetros.
- - Não deve ter links para arquivos executáveis.
• Tem que ter:
- - Link de “caso não visualize”.
- - Link de opt-out (possibilitar o descadastro do usuário). Exemplo: Remover desta lista de contatos.
- - E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.
• Formatação de textos:
- Fontes aceitas nos textos em html: Arial, Arial Black, Comic Sans MS, Courrier New, Lucida Console, Tahoma, Times New Roman, Trebuchet MS e Verdana.
- Outras fontes podem não ser suportadas pelos alguns leitores desconfigurando a peça.
- Evitar o uso de CSS - Atualmente, ainda existem algumas limitações. Mesmo para o CSS na forma inline que já é bem aceito em diversos clientes de e-mail.
- O mais recomendado é usar a tag <font>, pois desta forma o código não fica tão extenso e é aceito por todos os clients;
• Não pode ter:
- Flash, javascript, iframe, ilayer, divs absolutas, vídeo, anexos.
Nada de Formulários!
- Evite o uso de formulário em um e-mail. Prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.
Conclusão:
Estas orientações servem de guia para a montagem da peça de e-mail marketing, mas nada impede que você faça diferente. O importante é conhecer as regras para poder quebrá-las. Seu público é que vai dizer qual é a melhor forma de e-mail que ele deseja e você consegue isto testando, analisando e comparando suas campanhas.