Knowledgebase

Hotmail e Gmail de olho no comportamento do usuário

A Microsoft está implementando a análise individual do comportamento do usuário, isso significa que a entrega da mensagem poderá ser influenciada apenas pelo comportamento do destinatário em questão.

Isso quer dizer que mensagens antes consideradas spam pelos filtros de spam globais, passarão a ser entregues na caixa de entrada se o destinatário da mensagem se interessar por ela. E o contrário também é possível. Uma mensagem considerada legítima pelos filtros de spam globais poderá ser entregue como lixo eletrônico se o destinatário não interagir com ela.

A reputação do remetente individual vai priorizar a entrega para aqueles que realmente possuem interesse, inibindo o envio de spam. Mensagens visualizadas e logo excluídas, ou mensagens apagadas sem serem visualizadas, serão forte indício de que a mensagem não é interessante para quem recebeu. Da mesma forma, visualizações, cliques, respostas e frequência, comprovará o interesse do usuário.

Essa mudança no comportamento do hotmail é uma tendência, visto que os filtros de spam se comportam de forma contraditória e, muitas vezes, é preciso “burlar” algumas regras para garantir a entrega na caixa de entrada. O Gmail já se comporta desta forma e vai além: ele avalia se há relacionamento entre quem envia e quem recebe, medindo, além da interação, mensagens recebidas e enviadas ao mesmo remetente. Com isso, ele pode entregar a mensagem na caixa de entrada e já com as imagens carregadas.

Além disso, o Gmail também desenvolveu um recurso chamado “Priority inbox”. Esse serviço é uma forma de tirar os extremos “spam” e “caixa de entrada”, criando uma caixa de emails chamada “caixa prioritária”, onde ficam armazenados os emails realmente importantes. A análise e seleção é feita pelo gmail de acordo com o comportamento de cada usuário, analisando leituras e repostas à destinatários.

O interessante é que os destinatários não precisarão reportar uma mensagem como spam para que o remetente tenha sua reputação prejudicada. É só deixar de interagir e, pronto.

Empresas que enviam email terão que prestar muito mais atenção no subject e na pertinência da mensagem. Enviar mensagens para contas de email abandonadas, mensagens com frequencia inapropriada para o usuário, ou deixar de interagir com destinatários que repondem aos emails, terá uma conotação muito mais negativa do que atualmente, visto que a grande maioria das caixas de email ainda são hotmail.

War diese Antwort hilfreich?

 Artikel drucken

Also Read

Primeiros passos, como utilizar bem meu servidor

O servidor SMTP é um sistema sensível e de difícil acesso, muitos locais...

Diferença entre enviar email em .EML, TEXTO ou HTML

Os envios dependendo da forma que for feita será muito rápido ou lento, abaixo as principais...

Qual melhor dia da semana para enviar minhas campanhas?

Estudos realizados por analistas de pesquisas on-line têm mostrado que os melhores dias...

Spamtraps: o que são e como surgem?

Se você trabalha com e-mail marketing, certamente já ouviu falar dos problemas que um spamtrap...

Porque vocês aconselham trocar sempre os e-mails de envio e resposta de minhas campanhas?

Nosso sistema de SMTP foi desenvolvido pelo nossos engenheiros de TI para efetuar uma troca...