Base de Conhecimento

Hotmail e Gmail de olho no comportamento do usuário

A Microsoft está implementando a análise individual do comportamento do usuário, isso significa que a entrega da mensagem poderá ser influenciada apenas pelo comportamento do destinatário em questão.

Isso quer dizer que mensagens antes consideradas spam pelos filtros de spam globais, passarão a ser entregues na caixa de entrada se o destinatário da mensagem se interessar por ela. E o contrário também é possível. Uma mensagem considerada legítima pelos filtros de spam globais poderá ser entregue como lixo eletrônico se o destinatário não interagir com ela.

A reputação do remetente individual vai priorizar a entrega para aqueles que realmente possuem interesse, inibindo o envio de spam. Mensagens visualizadas e logo excluídas, ou mensagens apagadas sem serem visualizadas, serão forte indício de que a mensagem não é interessante para quem recebeu. Da mesma forma, visualizações, cliques, respostas e frequência, comprovará o interesse do usuário.

Essa mudança no comportamento do hotmail é uma tendência, visto que os filtros de spam se comportam de forma contraditória e, muitas vezes, é preciso “burlar” algumas regras para garantir a entrega na caixa de entrada. O Gmail já se comporta desta forma e vai além: ele avalia se há relacionamento entre quem envia e quem recebe, medindo, além da interação, mensagens recebidas e enviadas ao mesmo remetente. Com isso, ele pode entregar a mensagem na caixa de entrada e já com as imagens carregadas.

Além disso, o Gmail também desenvolveu um recurso chamado “Priority inbox”. Esse serviço é uma forma de tirar os extremos “spam” e “caixa de entrada”, criando uma caixa de emails chamada “caixa prioritária”, onde ficam armazenados os emails realmente importantes. A análise e seleção é feita pelo gmail de acordo com o comportamento de cada usuário, analisando leituras e repostas à destinatários.

O interessante é que os destinatários não precisarão reportar uma mensagem como spam para que o remetente tenha sua reputação prejudicada. É só deixar de interagir e, pronto.

Empresas que enviam email terão que prestar muito mais atenção no subject e na pertinência da mensagem. Enviar mensagens para contas de email abandonadas, mensagens com frequencia inapropriada para o usuário, ou deixar de interagir com destinatários que repondem aos emails, terá uma conotação muito mais negativa do que atualmente, visto que a grande maioria das caixas de email ainda são hotmail.

Esta resposta foi útil?

 Imprimir este Artigo

Leia também

Uso Google Analytics e vejo muita diferença entre o relatórios de estatísticas e de meu painel, porque?

   Google Analytics não serve mais pra nada, mito ou verdade ?       O Google Analytics...

Puedo enviar desde cuentas de hotmail, yahoo y otros como remitente?

No, debes tener acceso al control del dominio o dominios que configuras SPF  de su remitente....

Eu não vejo nenhuma estatística de clique ao abrir o link em minhas estatísticas da campanha e-mail. O que está acontecendo?

Quando você enviar uma campanha de email, certifique-se selecionar as opções:Rastreamento de Link...

Quantas listas devo criar e com no máximo quantos contatos devem ter?

Isso vai depender do volume total de sua base. Aconselhamos para bases muito grande listas com...

Como chamar atenção do usuário para ler minha campanha enviada?

Clientes de email populares como o MS Outlook mostra uma prévia de um e-mail quando é selecionado...