Pesquisa mostra que lembretes de consultas médicas enviados por SMS Corporativo são mais eficazes para o comparecimento de pacientes aos consultórios do que outras formas de comunicação.


O uso do SMS Corporativo vem ganhando espaço junto à área da saúde. Seja para lembrar os pacientes do agendamento de consultas ou da data de retirada de exames, o SMS Corporativo se tornou uma opção bastante atrativa para hospitais, médicos e laboratórios de análises clínicas. O processo de envio de torpedos é feito de forma discreta, fortalecendo o relacionamento com os diferentes tipos de públicos.


A Diretora Executiva do Comunika, Crisleine Pereira, destaca que a prática de confirmação e lembrete de consultas ou exames é uma ótima forma de garantia de receita, pois a cada cliente que não comparece a uma consulta médica, por exemplo, o profissional deixa de alocar esse horário para alguém que efetivamente compareceria. “O contato via SMS, além de rápido e com baixo custo, também é mais discreto, especialmente quando a informação a ser transmitida diz respeito a assuntos relacionados à saúde das pessoas. Utilizando o SMS para as confirmações e lembretes, o custo cai cerca de 70% em comparação a uma ligação telefônica”, destaca.


Estudo realizado pela empresa KATU e o Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sobre o impacto do uso de mensagens de celular do tipo SMS como lembretes para consultas médicas em clínicas da cidade de São Paulo, mostrou que o percentual de falta dos pacientes a consultas médicas após o recebimento de mensagens via SMS foi de 19,42%, contra 25,57% quando esse recurso não é utilizado.


Nesse trabalho, milhares de dados de agendamentos de quatro clínicas médicas paulistanas que enviam mensagens SMS para seus pacientes foram analisados e apresentaram mais uma evidência do poder desse tipo de mensagem na redução das faltas aos atendimentos agendados.


Contato com a equipe médica, lembretes de remédios e monitoramento dos pacientes são outras ações que o SMS Corporativo contempla. Outra novidade na área é de que até o final do ano de 2010, a sociedade poderá contar com o serviço de SMS regulamentado pela ANATEL para a comunicação de emergências à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.



Thursday, January 7, 2010

« Voltar