Universidades e escolas aderem a novas formas de interação com seus públicos com o uso do SMS.

Para tornar mais ágil e eficaz a comunicação com seus públicos, algumas instituições de ensino têm inovado ao adotar novas tecnologias no envio de comunicados a pais e alunos. Um caso muito bem sucedido foi a utilização do SMS pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) quando da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2009.

O SMS Corporativo foi um dos canais de comunicação utilizado junto aos candidatos, dispensando a necessidade de acesso ao portal por parte do aluno, assim como do envio dessas informações via correio. A ferramenta também foi utilizada quando do cancelamento da data de realização das provas. O aviso aos candidatos foi realizado de forma instantânea, o que agilizou todo o processo de comunicação junto a esse público específico.

Algumas aplicações ainda são pouco exploradas, mas prometem trazer grandes melhorias a diversos setores nos próximos anos como no caso do ensino à distância, com a possibilidade de manter o aluno sempre informado sobre as atividades disponíveis e os prazos propostos sem a necessidade da utilização de um terminal de computador.

Na região Sul, a Ulbra já faz uso desse tipo de mídia, através da solução oferecida pelo Comunika, empresa do mercado de mobile business e comunicação corporativa, que consiste no envio de datas de rematrículas e felicitações pela aprovação dos estudantes no concurso vestibular. A Feevale também vem utilizando o SMS Corporativo como solução de comunicação para informar os acadêmicos sobre mudanças de salas de aula ou sobre adiamento de cursos.

O Diretor de Comunicação Social da Ulbra, professor Douglas Moacir Flor destaca a rapidez e os relatórios de entrega das mensagens como fatores que agregam valor ao uso desse tipo de ferramenta na comunicação com a comunidade acadêmica da universidade. “O resultado do contato da ULBRA com seus alunos, professores e colaboradores através de SMS foi muito positivo. A novidade foi muito bem aceita por todos esses públicos. O envio de SMS garantiu uma comunicação eficiente para a divulgação que necessitávamos”, destaca.

O gerente de TI da Feevale, Carlos Henrique Schwartzhaupt, também ressalta o impacto positivo do uso desse tipo de ferramenta junto aos alunos da instituição. "Utilizamos o SMS para o envio de comunicados aos alunos desde junho de 2003. Fomos pioneiros nesse tipo de iniciativa e pretendemos manter esse serviço visando estreitar ainda mais a comunicação com nossos públicos”, destaca.

O SMS Corporativo também pode ser utilizado para o envio de aviso de pagamentos, datas de rematrículas, lembretes de data de provas, sala e horário do vestibular, lembretes de feriados ou dias em que não haverá aula, ou anda, qualquer eventualidade na instituição ou com professores.



Wednesday, January 13, 2010

« Voltar