A pirataria já invadiu o vasto universo dos bens de consumo como é caso das indústrias de produção de CDs, DVDs, óculos, eletrônicos e diversos outros tipos de produtos...e agora vem atacando até mesmo os serviços móveis, como é o caso do SMS Corporativo. serviço B2B de envio de mensagens curtas de texto (SMS) de conteúdo informativo, voltado para empresas que querem se comunicar rapidamente com equipes de funcionários e clientes.

Algumas empresas (brokers) estão oferecendo esse tipo de serviço com uma qualidade do serviço um tanto duvidosa. Para que não haja “dores-de-cabeça” futuras, é recomendável atentar para alguns requisitos no momento da contratação da empresa que prestará esse tipo de serviço.

Homologação junto as operadoras de telefonia móvel brasileiras: É essencial que a empresa a ser contratada esteja homologada junto as operadoras de telefonia móvel. Essa condição garante uma conexão direta com as operadoras fazendo com que a mensagem trafegue de forma curta e segura (empresa – broker homologado – operadoras – usuário/cliente) e principalmente evita futuras implicações com órgão regulamentadores brasileiros como a Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicação). Tem se tornado prática por parte de algumas empresas o envio de SMS por brokers internacionais. Nesses casos, a mensagem do cliente segue um caminho muito mais longo e não há como proporcionar confirmações de entrega. O caminho da mensagem começa direcionando-a para um broker no exterior que por sua vez a direciona para uma operadora internacional que possui acordo com as operadoras brasileiras, que por sua vez a direcionada para o destinatário.... se nada se perder pelo caminho. Essa prática, além de ser ilegal, não tem como proporcionar nenhuma garantia de qualidade do serviço, uma vez que, não havendo conexão direta com as operadoras nacionais, não há como certificar que as mensagens foram entregues, recebidas ou lidas, ainda correndo o risco da conexão ser cortada a qualquer momento.

Por esse motivo o cliente deve exigir garantias da empresas contratada, o que pode ser feita pela apresentação dos contratos estabelecidos com as operadoras e oferecer certificações de entrega das mensagens nas mesmas. Empresas que optam pelos serviços de um broker de SMS não-homologado, muitas vezes nem se dão conta das implicações que estão embutida em uma contratação desse tipo... além de não contarem com um suporte técnico e comercial adequado, acabam prejudicando o mercado como um todo, isso porque a forma de comunicação acaba caiando em descrédito, tanto pelo excesso de mensagens enviadas quanto pelo envio não-autorizado das mensagens, o que pode incomodar muitos usuários de celular. A adoção dessas práticas impedirá que a empresa corra riscos com a prestação do serviço e em casos extremos seja alvo até de algum tipo de medida judicial.



Thursday, February 4, 2010

« înapoi