O Carrefour completa 35 anos de atuação no Brasil em 2010. A empresa que inaugurou sua primeira loja em São Paulo, em 1975, hoje desfruta de uma carteira com mais de quatro milhões de clientes cadastrados e 613 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil, o terceiro maior mercado entre as operações da empresa no mundo. Este ano, a rede inaugurou sua loja virtual com mais de 80 mil itens e segue com o investimento em novas linhas de marcas próprias e até na criação de um banco com a marca Carrefour. Sem contar nas drogarias, postos de combustível, agências de turismo e outros formatos de loja que levam a marca da empresa.

 Desde sua chegada ao país muitas mudanças aconteceram na forma de se relacionar com seus clientes. No entanto, na celebração de seu 35º aniversário, a companhia aderiu ao estilo da época para se aproximar do consumidor de hoje. A ideia é ambientar as prinicipais lojas do país com materiais que remetam ao passado, o que inclui rótulos e peças publicitárias usadas na década de 1970 por marcas como Nestlé, Nescau, Leite Moça, Hellman’s, Omo, Havaianas, J&J, Bombril, Coca-Cola, entre outras. Para incentivar o capricho em cada loja, as melhores ambientações serão premiadas pela rede ao final da ação.

Apesar do visual antigo, a ação não dispensa os novos canais com o consumidor. Twitter, Orkut e ações de Flash Mob estão entre as ferramentas mais modernas que serão usadas pela rede para atrair o cliente. “Esta é a maior ação de Marketing integrada do Carrefour e mostra para onde conduziremos a rede nos proxinmos 35 anos”, afirma Rodrigo Lacerda (foto), Diretor Executivo de Marketing do Carrefour, em entrevista ao Mundo do Marketing.

E-commerce, marcas próprias e novas tecnologias
Para lançar o e-commerce este ano, o Carrefour investiu R$ 50 milhões e vê seu portal de compras crescer 40% ao mês. Prova disso é que em sua estréia a loja virtual registrou vendas de R$ 6 milhões, com 14 mil pedidos em todo o país. A grande demanda pode ter sido a causa de problemas técnicos ocorridos no lançamento, que retardaram o lançamento em três horas após o previsto. "Nesta ação de 35 anos, a internet terá a função de oferecer produtos com 35% de desconto, parcelamento em até 35 vezes, entre outras ações em redes sociais”, diz Lacerda.

As marcas próprias também ganham cada vez mais destaque na rede. O projeto foi intensificado a partir de 2005, ano em que o Carrefour investiu no relançamento dos produtos Nossa Marca. Hoje, a rede possui mais de 1.400 produtos de marca própria, divididos em 10 categorias. Em 2010, a previsão é que estes itens tenham um aumento de 15% nas vendas. “A ativação das marcas próprias será feita com o sortimento completo de produtos nas lojas. Em cada uma, contaremos a história das marcas com comerciais indoor”, conta Rodrigo Lacerda.

No ponto-de-venda, os consumidores serão impactados por ações flash mob e uma ambientação diferenciada. Além do visual, o Carrefour terá atores “infiltrados” entre os visitantes que farão apresentações em meio ao público, chamando a atenção de quem passar pelas gôndolas. “Queremos criar entretenimento e diversão e fazer com que eles se sintam confortáveis na loja”, conta Lacerda.

 Integração para criar conceito
Outra iniciativa que o Carrefour espera implantar nas lojas ainda este ano são as salas de cinema. “Lançaremos salas de cinema em algumas lojas do Brasil. A primeira será inaugurada no Rio de Janeiro e depois outra em São Paulo”, adianta o executivo. Esta é mais uma novidade para os consumidores neste ano festivo para a rede francesa, que ainda relançará as sacolas de papel para carregar as compras e o Cartão Carrefour, que volta a apresentar o seu primeiro layout.

A integração é a marca registrada desta campanha. As peças de comunicação veiculadas na TV serão baseadas nas que foram utilizadas em 1975. Todos os detalhes foram pensados pela F\Nazca, que inseriu as gírias usadas na época e alguns detalhes como figurino e maquiagem. Já para os veículos impressos, a agência reproduziu a primeira página da Folha de São Paulo em 1975, colocando como manchete principal o lançamento da rede.

O conceito de 35 anos foi levado também para o concurso cultural. As melhores histórias sobre bons momentos vividos no Carrefour concorrerão a 35 carrinhos de compra. Para os clientes mais antigos, a rede anuncia a volta da pista de patinação no gelo depois de verificar uma comunidade no Orkut com mais de 40 mil membros que dizem adorar patinar na pista do Carrefour. 



Thursday, March 11, 2010

« Back