A convergência tecnológica em seu conceito está na tendência da interligação de diferentes mercados, anteriormente distintos, que requeriam infra-estrutura de equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Primeiramente, os bancos eram parceiros apenas de empresas de cartões de créditos para pagamentos, assim como a internet e o celular eram meios de comunicação. Atualmente, podem-se observar instituições financeiras, empresas de cartões, internet e celular interagindo em um mesmo setor, com um objetivo comum: fornecer todos os serviços para facilidade do usuário.

Esta convergência começou por diversos motivos, sendo um deles a necessidade da agilidade dos processos. Ao pensar no tempo que leva para a emissão de um boleto, seu envio e entrega do documento ao usuário, é possível que isto demore de cinco a sete dias. Ao contar com o SMS para realizar este serviço, o código de barras do boleto pode chegar na hora e o cliente pode diretamente efetuar o pagamento, de uma forma simples, fácil e ágil.

O SMS ainda está livre de extravios de vias, pois estará sempre presente no celular; não terá qualquer dificuldade de acesso a entregas físicas; assim como não é afetado por qualquer greve existente.

O Gerente de Canais Eletrônicos do Banco Mercantil do Brasil, Fernando Lemos, menciona quais são os benefícios para a sociedade e empresa: “As vantagens são, entre outras, proporcionar aos clientes conforto, tranqüilidade e segurança, e mostrar os avanços tecnológicos no Mercantil do Brasil. O maior destaque é oferecer para o cliente a modernidade, a comodidade e a tecnologia com segurança”.

Através do SMS é possível enviar qualquer informação sobre saldos, depósitos, DOC, TED, DDA, alertas de segurança, entre outras. Conseqüentemente, as empresas podem oferecer aos clientes a possibilidade de segurança e controle de quais foram os serviços requeridos por estes. Diversas instituições, como a Mercantil do Brasil, já estão demonstrando esta inovação ao utilizar o SMS como serviço agregado à suas operações.



Tuesday, July 13, 2010

« Voltar