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 » Como inserir emojis no assunto do email de minhas campanhas

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Caracteres especiais funcionam no e-mail marketing?

São estrelas, corações e outros símbolos já famosos nas mídias sociais, que estão surgindo, também, nos e-mails

 

Se você quer um emoji que esteja disponível para todos os sistemas operacionais, confira aqui a disponibilidade.

O assunto a ser inserido em um email é um atributo de importância vital em toda campanha de email marketing. É o que pode definir se um email será aberto ou não pelo destinatário. Os emojis podem sim ajudar, mas apenas se utilizados de maneira correta e para a persona correta.

Emoji é uma linguagem que vem se popularizando com o passar dos anos. Essa popularização está atrelada ao aumento no número de pessoas utilizando dispositivos móveis para se comunicar. Praticamente todo dispositivo móvel hoje já vem com um teclado de emojis, e quase todo aplicativo social ou de comunicação permite sua utilização de maneira fácil e intuitiva.

Em Marketing Digital, os emojis também estão marcando sua presença. Ainda em 2015, segundo a Sales Force, 2% das campanhas de email para B2C continham emojis nos assuntos. Uma porcentagem ainda baixa, mas com potencial de crescimento para os próximos anos.

Um dos motivos é pelo fato de que cada vez mais pessoas estão lendo seus emails a partir de aplicativos de smartphones, em que, em virtude da tela ser “mais estreita”, há menos espaço de caracteres visíveis nos assuntos dos emails. Emojis, além de um estilo, também podem passar alguma mensagem economizando espaço. Agora que já contextualizamos o tema, vamos para a prática.

Inserindo um emoji no assunto de um email

Colocar um emoji em um assunto de email é uma tarefa extremamente simples. Tudo o que você precisa fazer é ir até o site getemoji.com, fazer a escolha, copiar o emoji e colar no local desejado.

Importante lembrar que os emojis possuem estilos diferentes dependendo do sistema operacional acessado. Não o sistema de quem envia, mas de quem recebe. Apple, Windows, Android, cada sistema possui um design de emojis diferente.

Nesse caso, vale conferir essa lista de emojis para verificar como ele irá aparecer em cada sistema e também se ele está disponível em todos.

Os emojis ficarão no estilo “chart” quando você inseri-los no assunto. Ao ser enviado, o emoji se adaptará ao estilo do sistema operacional do dispositivo em que for aberto. Confira no exemplo.

2 cuidados ao usar emojis em emails

Utilizar emojis em um assunto de email é uma ação delicada. Como dito na introdução desse post, sim, pode funcionar, mas desde que contenha a mensagem certa para a persona certa. Caso contrário, pode ser um tiro no pé. Nem todas paginas ou pessoas abriram o emojis, pois depende do sistema operacional e se o mesmo esta preparado, veja aqui onde e quais sistemas já funcionam perfeitamente com emojis, confira aqui

Sendo breve, vale citar dois cuidados na hora de usar essa técnica:

  • Se você não está seguro acerca do impacto que os emojis podem causar em seu público, dispare um email para uma base menor. Confira depois se houve alguma diferença na taxa de conversão, e analise os feedbacks.
  • Cheque se os emojis estarão visíveis em todas as plataformas. Se você quer um emoji que esteja disponível para todos os sistemas operacionais, confira aqui a disponibilidade.

3 exemplos de uso de emojis em emails

Inserir emojis no assunto de um email é fácil. Como visto acima, basta copiar e colar. O trabalho mais difícil aqui consiste em escolher o emoji certo. Ou “os”, uma vez que emojis podem complementar um ao outro quando usados em conjunto.

Portanto, é importante acima de tudo que eles façam sentido com a frase do assunto e que, se for mais de um, sejam coerentes. Vamos citar três exemplos que você pode se basear:

  • [Promoção] Passagens para o Caribe em 2016 ✈️?
  • ⭐ Cupom especial de fim de semana para você! 

Conclusão

Para ter certeza de que seu público aceita – e gosta – da utilização dos emojis nos emails, faça o teste para entender qual é a reação de seus Leads e clientes. Comece de forma moderada para analisar qual é a reação dessa parcela pequena de sua base de emails.

Se deu certo, continue e tente com uma base um pouco maior. Se deu errado, leve isso como um aprendizado. Isso faz parte de toda empresa que possui uma estratégia voltada para o crescimento rápido.

Listamos abaixo vários itens que podem ser utilizados no universo online. Para tanto, basta copiar qualquer ícone da tabela e colá-lo onde você desejar - em uma publicação do Facebook, no título ou no corpo de um email ou em algum comentário do Twitter. Use a sua criatividade e divirta-se!


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