Base de Conhecimento

Como Construir Corretamente seu E-mail Marketing

Diversos fatores concorrem para que um e-mail chegue, ou não, à caixa de entrada dos destinatários.

Os e-mails que trafegam na internet, em sua maioria, são mensagens indesejadas. Infelizmente, navegamos em um mar de spam onde mais de 80% das mensagens não estão de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (http://www.capem.org.br/index.php). Por isso, os servidores de e-mails oferecem todo tipo de proteção aos seus usuários.

Como não podemos alterar as regras destes servidores o que nos resta é fazer todas as configurações possíveis, do nosso lado, para aumentar as chances dos nossos envios serem entregues nas caixas de entrada dos destinatários.

Tamanho e dimensão do e-mail marketing:

  1. - HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb).
  2. - Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
  3. - HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
  4. - Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
  5. - Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.

Imagens:

  1. - Devem vir em links absolutos. Elas devem estar hospedadas em um servidor.
  2. - Usar tag ALT. Garanta que mesmo quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali.
  3. - Não coloque imagens de fundo na tag body.

Links:

  1. - Urls pequenas e intuitivas. Melhor: www.dominio.com.br/campanha do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123.
  2. - Use o target = “_blank”.
  3. - Utilize no máximo de 32 links. Quanto menos melhor.
  4. - Use sempre o método GET para passagem de parâmetros.
  5. - Não deve ter links para arquivos executáveis.

Tem que ter:

  1. - Link de “caso não visualize”.
  2. - Link de opt-out (possibilitar o descadastro do usuário). Exemplo: Remover desta lista de contatos.
  3. - E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.

Formatação de textos:

  1. Fontes aceitas nos textos em html: Arial, Arial Black, Comic Sans MS, Courrier New, Lucida Console, Tahoma, Times New Roman, Trebuchet MS e Verdana.
  2. Outras fontes podem não ser suportadas pelos alguns leitores desconfigurando a peça.
  3. Evitar o uso de CSS - Atualmente, ainda existem algumas limitações. Mesmo para o CSS na forma inline que já é bem aceito em diversos clientes de e-mail.
  4. O mais recomendado é usar a tag <font>, pois desta forma o código não fica tão extenso e é aceito por todos os clients;

Não pode ter:

  1. Flash, javascript, iframe, ilayer, divs absolutas, vídeo, anexos.

Nada de Formulários!

  1. Evite o uso de formulário em um e-mail. Prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.

Conclusão:

Estas orientações servem de guia para a montagem da peça de e-mail marketing, mas nada impede que você faça diferente. O importante é conhecer as regras para poder quebrá-las. Seu público é que vai dizer qual é a melhor forma de e-mail que ele deseja e você consegue isto testando, analisando e comparando suas campanhas.

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