Base de Conhecimento

Uso Google Analytics e vejo muita diferença entre o relatórios de estatísticas e de meu painel, porque?

 
 Google Analytics não serve mais pra nada, mito ou verdade ?
 
 
 

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Uma das maneiras mais eficaz de acompanhar o tráfego de um site, veja como é simples instalar o Google Analytics em seu site, veja neste tutorial como fazer em 04 passos simples

 

Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web.

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo as pessoas que acessam o seu site
  • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Resultados de E-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual
  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso

Porém o que ninguém se atenta é no seu termo de uso o qual explica suas limitações e cliques ignorados, muitos estes vindo de Proxy, ou IPs os quais não foi possível detectar o local geográfico, se espantou ??? é isso mesmo, o Google Analytics trabalha com dados geográficos, acessos vindo de proxy, com menos de 15 segundos de permanência ou IPs não detectado geograficamente são simplesmente ignorados, em nosso caso ainda penalia por nossos SMTP Proxy que simplesmente ignora acessos partidos de qualquer SMTP, hits ou acesso originado de Proxy. 

 

O que significa isso e como isso pode afetar você ?  Infelizmente no Brasil os IPs são inconfiáveis e o mesmo IP que esta hoje em um estado no mesmo dia já pode estar em outro estado fazendo com que os dados Geográfico por IP sejam falhos ou ignorados, o Google Analytics projetado para trabalhar geograficamente com IPs americanos os quais são mais organizados que nossas operadoras aqui no Brasil é possível até saber a rua do usuário que acessou seu site, já aqui no Brasil vamos tentar a sorte.

 

Para piorar o Google Analytics anuncia novo Plug-in em 25-maio-2011

 
Após uma decisão polêmica, o gratuito Google Analytics está a um passo de não produzir mais estatísticas confiáveis sobre visitas de sites.

Nesta terça-feira (25-maio-2011), o Google anunciou ter criado uma extensão para Internet Explorer, Firefox e Chrome que barra o envio de dados do computador quando uma pessoa entra em uma página que usa o Javascript do Google Analytics. O que isso significa? Que qualquer um pode navegar pelos sites monitorados pelo serviço como um fantasma: ninguém jamais saberá que a pessoa passou por ali, nem quanto tempo permaneceu ou quais páginas visitou ou de onde veio, ah! e nem vai aparecer em seu contador, legal né?.

É uma bomba nuclear na confiabilidade das estatísticas, das quais dependem possivelmente milhões de empresas e usuários. Não são poucos os sites que se baseiam nesses números para monitorar a audiência. Decisões são tomadas de acordo com os dados apresentados pela ferramenta. Agora, no entanto, ninguém poderá saber se a audiência caiu realmente ou se um monte de gente decidiu sumir, usando o plug-in do Google.

 

O que significa, este plugin deve ser instalado no navegador do usuário, e está disponível para Internet Explorer, Chrome e Firefox. caso o seu usuário não tenha este plugin instalado ele vai navegar anonimamente em seu site. 

Os visitantes podem ter definido suas preferências de navegador de forma que o Google Analytics não consiga coletar os dados ou ignore o acesso e segundo o próprio Google, podem ocorrer diferenças entre os relatórios de acesso por vários motivos adicionais:

Os visitantes podem estar com javascript, cookies ou imagens desativados. Nesse caso, o Google Analytics não conseguirá informar dados sobre esses visitantes. Para que o Google Analytics registre uma visita, é necessário que o computador do visitante tenha javascript, imagens e cookies ativados para seu website.
 
Um erro de javascript de uma página personalizada da loja pode impedir a contabilização desta página pelo Google Analytics.
 
Latência do servidor: Se um visitante chegar ao site e mudar de página antes do código de acompanhamento ser executado, os dados não serão transmitidos para os servidores do Google.
 
Porque esta decisão do Google, devido a problemas sobre sua privacidade e o que ele pega do usuário em seu acesso a empresa tomou esta decisão para evitar futuros processos e problemas sobre quebra de privacidade e sobre as informações que o Google Analytics recolhe de um usuário ao acessar um site com seu código.

 

 

Leia mais sobre o assunto na integra e como funciona o Google Analytics:

 

http://codigofonte.uol.com.br/artigos/16-falhas-do-google-analytics-e-o-que-voce-pode-fazer-a-respeito

http://www.internetinnovation.com.br/blog/ferramentas/mito-ou-verdade-o-google-analytics-contabiliza-todas-as-visitas-de-um-site/

http://www.ferramentasblog.com/2011/08/google-analytics-esta-enganando-voce.html

Próprio blog Google Analytics:  http://analytics.blogspot.com/2010/05/greater-choice-and-transparency-for.html (NOTA: Observe os posts dos usuários informando/reclamando da queda brusca de acesso apontado nos relatórios após a mudança, porém o Google Analytics vem se aperfeiçoando a cada dia e não deixa de ser recomendado para rastrear e acompanhar a origem de um trafego de visitas, principalemnte se usa uma ação de marketing).

Veja como é simples instalar o Google Analytics em seu site: https://acesso.agencianaweb.net.br/knowledgebase/236/Como-Instalar-o-Google-Analytics-em-4-Passos.html

 

 

Ou pesquise no próprio Google: Google Analytics não serve mais pra nada   (são centenas de sites e paginas de notícias falando a respeito)

 

Veja outras matérias importantes a respeito:

 

Quais contadores posso usar como alternativa? >>> acesse <<<

Como é e para que serve este plugin do Google? >>> acesse <<<

 

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Que texto usar no Assunto de envio, posso usar qualquer um?

Quando a criação de e-mails marketing, tente usar um texto diferente para ambos os...

Meus envios estão retornando com o erro: Sender address rejected: SPF fail

Nosso sistema utiliza o recurso SPF em todos os servidores, porem ao colocar seu e-mail de...

Que es SPF

SPF es una tecnología para combatir la falsificación de direcciones de correo electrónico, lo que...

Posso utilizar uma conta do Gmail para configurar os retornos inválidos?

Para processar emails inválidos com uma conta do Gmail, defina as seguintes configurações...

A importância da identificação do remetente da mensagem no E-mail Marketing (a Regra de SPF).

O nome e o endereço do remetente são informações disponíveis para visualização na caixa postal....