Base de Conhecimento

Como é e para que serve este plugin do Google?

O Google lançou esta semana um plugin de opt-out para o Google Analytics. Apareceram algumas opiniões na mídia contraditórias e alguns clientes ficaram confusos sobre o que esse plugin representa e impacta

- O que é o plugin de opt-out, como ele funciona?

É um plugin que deve ser instalado no navegador do usuário, está disponível para Internet Explorer, Chrome e Firefox. O Google lançou este plugin para dar a seus usuários a opção de proteger sua privacidade de uma forma mais clara. Ele se comunica com o código do Google Analytics instalado na página e impede que dispare dados para a ferramenta do Google. Veja, já é difícil ter acesso, imagine o usuário ter que instalar um plugin para ter os dados colhidos corretamente

- Porque o Google lançou um plugin de opt-out?

Dar mais poder de escolha e transparência ao usuário. O Google tem uma política muito clara sobre privacidade para o Google Analytics. Mesmo assim os usuários empresas e mais recentemente governos vem cada vez mais pressionando-o para apertar as regras de privacidade e dar mais liberdade para o usuário saber o que realmente esta sendo medido e armazenado sobre sua navegação. Num esforço para satisfazer os pedidos desses usuários, empresas, governos e seguindo sua visão ‘don’t be evil’ ele lançou este plugin.

 

- Eu devo instalar este o plugin de opt-out?

Isso é você quem deve decidir. Analise o tipo de informação que é enviada e armazenada no Google sobre você, se você confia que o Google pode manter este tipo de informação segura ou não. Se você se sentir desconfortável com isso vale a pena sim instalar o plugin. Porém lembre-se que este plugin bloqueia apenas as informações que você envia ao Google Analytics porém existem outras ferramentas similares no mercado que podem coletar as mesmas informações.

- Que informações sobre mim são enviadas ao Google Analytics?

A Origem da sua visita (se você veio de uma busca no Yahoo ou se veio de um link em um siteX), informações sobre as páginas que você visitou, ações específicas que você eventualmente tenha feito dentro do site, Quanto tempo você ficou no site, se você fez uma busca no site,etc. Enfin dados genéricos a respeito da sua experiência no site. É importante frisar que é proibido o envio de informações que identifiquem um usuário unicamente (email, nome, telefone, CPF, endereço, etc), isso torna impossível ligar aquela visita a sua pessoa física.

- E o meu endereço IP? Também não é enviado?

Sempre que você faz uma requisição de qualquer tipo na internet seu endereço IP vai junto. É um requisito da Internet. O Google mantém esse dado na base pois ele o usa para gerar relatórios de geolocalização. Como os endereços IP são distribuídos em bloco é possível por um endereço IP descobrir de que cidade aquela conexão se origina e esse dado é atrelado a sua visita. Este dado nunca aparece em nenhum relatório do GA, e é impossível para qualquer empresa que utilize o GA extrair este dado. Ele apenas tem acesso as informações de geolocalização.

O Google lançou recentemente uma funcionalidade que permite aos webmasters indicarem que querem anonimizar o IP do usuário. Assim o Google descarta um pedaço do endereço IP antes de guardar este dado. Isso diminui um pouco a confiabilidade da ferramenta de geolocalização porém elimina o armazenamento do IP o que pode diminuir os riscos de privacidade envolvidos.

- O  que os donos de site fazem com essas informações?

Eles usam o GA para entender os hábitos de navegação dos usuários do site e usar esta informação para melhorar a experiência do usuário.

- O Google lançou o plugin de opt-out pra vender sua ferramenta paga, o Urchin?

A ferramenta de opt-out também impede as medições de todas as instalações de Urchin que utilizam o mecanismo de medição por tags. Não faz sentido dizer que ele fez isso para dar uma vantagem competitiva ao irmão pago do Google Analytics.

- Meus dados do Google Analytics não são mais confiáveis depois do lançamento do plugin de opt-out?

Lembre-se que as análises que você deve fazer em cima de qualquer ferramenta de Google Analytics deve ser em cima de tendências e não em cima de números absolutos. Portanto se você limitar suas analises apenas em uma base amostral suficientemente grande terá tendências que refletem todos seus usuários.

Inúmeros fatores podem impedir o envio de informações para o Google Analytics. Alguns destes fatores nem mesmo são controlados pelo usuário. As ferramentas de Web Analytics foram construídas com esta premissa, portanto usam modelos estatísticos para estimar os dados do site com base na amostra que recebem.

- O plugin de opt-out realmente só afeta GA? ou todos js based?

Esse plugin especificamente afeta apenas GA e Urchin. Porém existe uma infinidade de outros plugins para chrome/firefox/internet explorer que bloqueia qualquer ferramenta de tags. A desabilitação de javascript ou de cookies também impede as medições no GA e na maioria das outras ferramentas.

- O Urchin não usa logs para basear suas análises?

O Urchin pode ser implementado usando tanto tags como logs. Cada implementação tem seus prós e contras. Dependendo do tipo de análises que quer fazer pode preferir uma ou outra. As implementações por tags geralmente trazem dados muito mais consistentes e ricos e é a preferência do mercado. Apesar das implementações por log não sofrerem perdas de dado por conta de extensões que bloqueiam javascript, cookies bloqueados, etc, são afetados por outros fatores tão ou ainda mais impactantes na confiabilidade como servidores de cache.

 
 

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Uma das maneiras mais eficaz de acompanhar o tráfego de um site, veja como é simples instalar o Google Analytics em seu site, veja neste tutorial como fazer em 04 passos simples

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Alerta de Anti-Virus Avast

Realmente o Avast costuma ter muitos falso-positivos, pode ser diferente em alguns navegadores...

Diferença entre enviar email em .EML, TEXTO ou HTML

Os envios dependendo da forma que for feita será muito rápido ou lento, abaixo as principais...

Como hacer un ping o rastreo de ruta a mi dominio?

Todos los datos enviados a través de Internet se envía en paquetes. Considere la siguiente...

Eu não vejo nenhuma estatística de clique ao abrir o link em minhas estatísticas da campanha e-mail. O que está acontecendo?

Quando você enviar uma campanha de email, certifique-se selecionar as opções:Rastreamento de Link...

Se garantiza que no me van a bloquear mi envíos?

Ni nosotros, ni ninguna otra empresa, puede garantizar al 100% la entrada de los correos en un...