Hjälpcentral

Hotmail e Gmail de olho no comportamento do usuário

A Microsoft está implementando a análise individual do comportamento do usuário, isso significa que a entrega da mensagem poderá ser influenciada apenas pelo comportamento do destinatário em questão.

Isso quer dizer que mensagens antes consideradas spam pelos filtros de spam globais, passarão a ser entregues na caixa de entrada se o destinatário da mensagem se interessar por ela. E o contrário também é possível. Uma mensagem considerada legítima pelos filtros de spam globais poderá ser entregue como lixo eletrônico se o destinatário não interagir com ela.

A reputação do remetente individual vai priorizar a entrega para aqueles que realmente possuem interesse, inibindo o envio de spam. Mensagens visualizadas e logo excluídas, ou mensagens apagadas sem serem visualizadas, serão forte indício de que a mensagem não é interessante para quem recebeu. Da mesma forma, visualizações, cliques, respostas e frequência, comprovará o interesse do usuário.

Essa mudança no comportamento do hotmail é uma tendência, visto que os filtros de spam se comportam de forma contraditória e, muitas vezes, é preciso “burlar” algumas regras para garantir a entrega na caixa de entrada. O Gmail já se comporta desta forma e vai além: ele avalia se há relacionamento entre quem envia e quem recebe, medindo, além da interação, mensagens recebidas e enviadas ao mesmo remetente. Com isso, ele pode entregar a mensagem na caixa de entrada e já com as imagens carregadas.

Além disso, o Gmail também desenvolveu um recurso chamado “Priority inbox”. Esse serviço é uma forma de tirar os extremos “spam” e “caixa de entrada”, criando uma caixa de emails chamada “caixa prioritária”, onde ficam armazenados os emails realmente importantes. A análise e seleção é feita pelo gmail de acordo com o comportamento de cada usuário, analisando leituras e repostas à destinatários.

O interessante é que os destinatários não precisarão reportar uma mensagem como spam para que o remetente tenha sua reputação prejudicada. É só deixar de interagir e, pronto.

Empresas que enviam email terão que prestar muito mais atenção no subject e na pertinência da mensagem. Enviar mensagens para contas de email abandonadas, mensagens com frequencia inapropriada para o usuário, ou deixar de interagir com destinatários que repondem aos emails, terá uma conotação muito mais negativa do que atualmente, visto que a grande maioria das caixas de email ainda são hotmail.

Hjälpte svaret dig?

 Skriv ut denna artikeln

Läs även

O que é "mail delivery system"

O que acontece exatamente quando você envia um e-mail em massa, como uma newsletter para seus...

Qual melhor dia da semana para enviar minhas campanhas?

Estudos realizados por analistas de pesquisas on-line têm mostrado que os melhores dias...

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Para muitas pessoas, o termo “e-mail marketing” gera automaticamente a imagem de um e-mail com...

E-mail marketing para o B2C - design e conteúdo relevante

Direcionar o e-mail marketing - assim como qualquer outra comunicação – de acordo com o perfil da...

Como o Google Analytics sobrescreve as origens do tráfego

Quando analisamos os dados do Google Analytics, principalmente a seção das fontes de tráfego,...