Preguntes Freqüents - FAQ

Como os e-mails inválidos afetam minha campanha de e-mail marketing?

Um motivo para baixo índice de entrega de uma campanha de e-mail marketing está associado à qualidade da lista de contatos.

A maioria dos provedores utilizam um recurso de bloqueio quando recebem um alto índice de mensagens destinadas à endereços inválidos. Isto serve para evitar sobrecarga do sistema, já que, para cada mensagem inválida é necessário emitir outra, informando o erro. Não se trata necessariamente de uma proteção contra spam, mas uma forma de evitar excessos. Um exemplo claro e publico para consulta é o provedor UOL que a cada 10 e-mails inválidos por minuto vindo do mesmo remetente tem como punição um bloqueio de 1 hora, assim cada provedor possuí uma regra parecida ou semelhante para este tipo de problema.

Isto significa que, após um determinado percentual de endereços inválidos, o provedor bloqueia o servidor do remetente por algum período (normalmente por 1 ou 2 horas) e as demais mensagens enviadas a ele não são mais recebidas, mesmo que sejam para endereços válidos, esta regra é para qualquer provedor até mesmo de sua hospedagem ou qualquer outra empresa ou serviço de envio, pois não há como burlar a regra.

A quantidade de e-mails e o tempo de bloqueio variam conforme o provedor. Nem todos possuem este mecanismo, porém, quando isto acontece, independente de qual sistema você estiver utilizando para enviar as mensagens, elas serão bloqueadas, ou seja se é pelo sistema de email maketing, pelo webmail de sua hospedagem, por um programa de envio de seu computador, não importa qual ele seja ele pode cair na regra básica de delivery.

Com o tempo, conforme sua lista estiver sendo atualizada e os endereços inválidos forem marcados com seu devido status, este bloqueio cessa automaticamente, em nossa ferramenta disponibilizamos este recurso, basta configurá-lo conforme o tutorial, veja clicando aqui.

Todos nossos servidores são dedicados e individuais, possuem um recurso de envio troca de IP automaticamente o que diminui e evita um pouco do deste bloqueio, porém deve-se configurar sem exceção a limpeza dos bounces pois envios em larga escala costumam ter bloqueios muito rápido ou solicitar auxilio para que seu IP tenha uma rotatividade menor em seu servidor.

Lembre-se, em uma campanha de e-mail marketing, mais importante que quantidade é qualidade.

Ha estat útil la resposta?

 Imprimeix aquest Article

Llegir també

A importância da identificação do remetente da mensagem no E-mail Marketing (a Regra de SPF).

O nome e o endereço do remetente são informações disponíveis para visualização na caixa postal....

Existe algum código ou regulamentação para o envio de e-mail Marketing?

O Código de Autorregulamentação para a prática do e-mail marketing entrou em vigor em 13/08/2009....

Qual é a quantidade ideal de contatos por listas?

Mantenha suas listas pequenas com no máximo 50 a 100 mil, os benefícios são vários: O tempo de...

Imagens no E-mail Marketing. Utilizar ou não?

Em propaganda é comum o uso de imagens para ilustrar, exemplificar um momento, ou até mesmo,...

Como o Google Analytics sobrescreve as origens do tráfego

Quando analisamos os dados do Google Analytics, principalmente a seção das fontes de tráfego,...