Base de Conhecimento

Imagens no E-mail Marketing. Utilizar ou não?

Em propaganda é comum o uso de imagens para ilustrar, exemplificar um momento, ou até mesmo, seduzir o receptor. Acredita-se que uma imagem valha mais que mil palavras, e que ela possa ser carregada de sentimentos e de vibrações. É por este motivo que o uso de imagens no e-mail marketing não deixa de ser uma discussão antiga, que envolve marketing, tecnologia e design web.

Enquanto alguns defendem que imagem vende, outros defendem que imagem não entrega. Trocando em miúdos, não adianta criar um e-mail marketing super vendedor, usando o poder persuasivo de imagens, se este e-mail marketing for barrado como spam e não chegar a ser recebido pelo destinatário. E também, não adianta criar um e-mail marketing só com textos, que tenha o código HTML 100% limpo, que chegue na caixa de entrada sem nenhuma objeção, mas que não seja, nem um pouco, atrativo para o público alvo. Os dois exemplos são bem distintos, mas acabam resultando no mesmo problema: comunicação.

Na web muitos defendem que bonito é leve, bonito é imagem, bonito é animação... Ainda na web, outros defendem os textos, que são os principais responsáveis pela otimização de sites e pelo seu bom posicionamento nos principais buscadores. Mas, no e-mail marketing, a coisa muda um pouco de figura. O designer de e-mail marketing deve entender de design web e também de editoração e diagramação. A turma do marketing deve pensar na mensagem mesclando o uso de imagens e de texto. Se for preciso inserir uma imagem grande no e-mail para que a mensagem seja transmitida, é importante que ela esteja fatiada em pequenos “pedaços” e, de preferência, que os textos que compoe a mensagem, estejam digitados no código HTML. Atribuir um texto alternativo às imagens mais importantes é fundamental. Sempre que o e-mail for aberto com as imagens bloqueadas, o texto alternativo (atributo “alt” da tag ) será exibido em seu lugar, permitindo a compreensão da mensagem. É importante recortar as imagens adequadamente, de modo que cada fatia possa ter seu próprio link. Isso evita que os links desapareçam, enquanto as imagens estão bloqueadas.

É importante abusar das vantagens cognitivas que a imagem oferece, mesmo na construção de um e-mail marketing. Mais importante ainda é pensar nas imagens como parte fundamental da mensagem, ou seja, elas também podem e devem ser personalizadas e segmentadas de acordo com a época ou o público alvo. Já é bem interessante para o destinatário receber uma mensagem com um texto personalizado. Se ele receber com um e-mail cuja imagem expresse a emoção que ele teria que sentir, de acordo com seu perfil, a conversão e fidelização serão imediatas.

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

A importância da identificação do remetente da mensagem no E-mail Marketing (a Regra de SPF).

O nome e o endereço do remetente são informações disponíveis para visualização na caixa postal....

Quais são os diferentes tipos de formulários do site e como faço para usá-los.

Existem 4 tipos diferentes de formas que você pode fazer uso.   Formulário de Inscrição...

Existe algum código ou regulamentação para o envio de e-mail Marketing?

O Código de Autorregulamentação para a prática do e-mail marketing entrou em vigor em 13/08/2009....

Como criar um registro SPF?

SPF é a sigla para Sender Policy Framework e combate tentativas de forjar o caminho de...

Que significa delivery?

E-mails regresando como Mail Delivery A veces observamos en nuestra bandeja de entrada de...