Base de connaissances

Imagens no E-mail Marketing. Utilizar ou não?

Em propaganda é comum o uso de imagens para ilustrar, exemplificar um momento, ou até mesmo, seduzir o receptor. Acredita-se que uma imagem valha mais que mil palavras, e que ela possa ser carregada de sentimentos e de vibrações. É por este motivo que o uso de imagens no e-mail marketing não deixa de ser uma discussão antiga, que envolve marketing, tecnologia e design web.

Enquanto alguns defendem que imagem vende, outros defendem que imagem não entrega. Trocando em miúdos, não adianta criar um e-mail marketing super vendedor, usando o poder persuasivo de imagens, se este e-mail marketing for barrado como spam e não chegar a ser recebido pelo destinatário. E também, não adianta criar um e-mail marketing só com textos, que tenha o código HTML 100% limpo, que chegue na caixa de entrada sem nenhuma objeção, mas que não seja, nem um pouco, atrativo para o público alvo. Os dois exemplos são bem distintos, mas acabam resultando no mesmo problema: comunicação.

Na web muitos defendem que bonito é leve, bonito é imagem, bonito é animação... Ainda na web, outros defendem os textos, que são os principais responsáveis pela otimização de sites e pelo seu bom posicionamento nos principais buscadores. Mas, no e-mail marketing, a coisa muda um pouco de figura. O designer de e-mail marketing deve entender de design web e também de editoração e diagramação. A turma do marketing deve pensar na mensagem mesclando o uso de imagens e de texto. Se for preciso inserir uma imagem grande no e-mail para que a mensagem seja transmitida, é importante que ela esteja fatiada em pequenos “pedaços” e, de preferência, que os textos que compoe a mensagem, estejam digitados no código HTML. Atribuir um texto alternativo às imagens mais importantes é fundamental. Sempre que o e-mail for aberto com as imagens bloqueadas, o texto alternativo (atributo “alt” da tag ) será exibido em seu lugar, permitindo a compreensão da mensagem. É importante recortar as imagens adequadamente, de modo que cada fatia possa ter seu próprio link. Isso evita que os links desapareçam, enquanto as imagens estão bloqueadas.

É importante abusar das vantagens cognitivas que a imagem oferece, mesmo na construção de um e-mail marketing. Mais importante ainda é pensar nas imagens como parte fundamental da mensagem, ou seja, elas também podem e devem ser personalizadas e segmentadas de acordo com a época ou o público alvo. Já é bem interessante para o destinatário receber uma mensagem com um texto personalizado. Se ele receber com um e-mail cuja imagem expresse a emoção que ele teria que sentir, de acordo com seu perfil, a conversão e fidelização serão imediatas.

Cette réponse était-elle pertinente ?

 Imprimer cet article

Consulter aussi

Conheça as palavras e arquivos que os Filtros de Spam bloqueiam

Aqui você ira encontrar uma lista do que não deve fazer em hipótese alguma em seus envios de...

Porque vocês aconselham trocar sempre os e-mails de envio e resposta de minhas campanhas?

Nosso sistema de SMTP foi desenvolvido pelo nossos engenheiros de TI para efetuar uma troca...

Posso utilizar uma conta do Gmail para configurar os retornos inválidos?

Para processar emails inválidos com uma conta do Gmail, defina as seguintes configurações...

Como chamar atenção do usuário para ler minha campanha enviada?

Clientes de email populares como o MS Outlook mostra uma prévia de um e-mail quando é selecionado...

Como é feito a limpeza ou acompanhamento dos IPs em blacklist? Quais IPs estou usando?

Os IPs são passados conforme o plano assinado pelo cliente, caso o plano seja servidor...