Base de Conhecimento
Quais são os tipos de e-mail marketing?
Para muitas pessoas, o termo “e-mail marketing” gera automaticamente a imagem de um e-mail com apenas um propósito: vender. Na verdade, há muitos tipos de comunicações feitas através de e-mail que podem ser oferecidas ao seu cliente. Algumas não são diretamente relacionadas à vendas, mas podem contribuir significativamente para o objetivo final do cliente utilizando outros caminhos.
Anúncios:Caracterizam-se por serem simplesmente pequenos avisos para o consumidor sobre uma oferta especial, um produto novo muito popular ou uma rápida queima de estoque. São restritos a apenas uma tentativa de conversão e deve ser fácil para o destinatário compreender em poucos segundos.
Newsletters:O primeiro propósito de uma Newsletter é melhorar o relacionamento com o cliente. É claro que este tipo de comunicação pode e deve, indiretamente, resultar no aumento das vendas, mas o foco de uma Newsletter deve ser fornecer informação relevante, conteúdo útil nos quais os leitores podem estar interessados.
Muitas vezes o conteúdo não está diretamente relacionado com produtos. Por exemplo, uma loja de alimentos online pode mandar mensalmente uma newsletter com receitas, uma história sobre os benefícios de produtos orgânicos e uma coluna com dicas de exercícios físicos.
Catálogos:É a versão eletrônica de uma brochura impressa de produtos, com o intuito de estimular o leitor a comprar.
Releases:Veículos de assessoria de imprensa podem fazer o serviço de enviar releases, mas manter uma lista própria e selecionada de contatos na mídia pode ser uma boa maneira de mandar conteúdo direcionado e personalizado apenas para os contatos que estarão interessados naquele conteúdo.
Ao considerar que tipo de e-mail deve ser utilizado para cada caso, é importante lembrar que você não precisa utilizar um modelo de envio ou estratégia única para todos. Alguns casos é preciso desenvolver apenas uma newsletter enquanto em outros casos, acrescentar envio de anúncios. A melhor coisa a fazer é mensurar os e-mails enviados de diferentes formas. Tente uma newsletter durante um mês ou dois e acompanhe os resultados. Contanto que você atinja as expectativas do seu leitor, use a criatividade para encontrar a melhor abordagem.