Base de Conhecimento

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Para muitas pessoas, o termo “e-mail marketing” gera automaticamente a imagem de um e-mail com apenas um propósito: vender. Na verdade, há muitos tipos de comunicações feitas através de e-mail que podem ser oferecidas ao seu cliente. Algumas não são diretamente relacionadas à vendas, mas podem contribuir significativamente para o objetivo final do cliente utilizando outros caminhos.

Anúncios:

Caracterizam-se por serem simplesmente pequenos avisos para o consumidor sobre uma oferta especial, um produto novo muito popular ou uma rápida queima de estoque. São restritos a apenas uma tentativa de conversão e deve ser fácil para o destinatário compreender em poucos segundos.

Newsletters:

O primeiro propósito de uma Newsletter é melhorar o relacionamento com o cliente. É claro que este tipo de comunicação pode e deve, indiretamente, resultar no aumento das vendas, mas o foco de uma Newsletter deve ser fornecer informação relevante, conteúdo útil nos quais os leitores podem estar interessados.
Muitas vezes o conteúdo não está diretamente relacionado com produtos. Por exemplo, uma loja de alimentos online pode mandar mensalmente uma newsletter com receitas, uma história sobre os benefícios de produtos orgânicos e uma coluna com dicas de exercícios físicos.

Catálogos:

É a versão eletrônica de uma brochura impressa de produtos, com o intuito de estimular o leitor a comprar.

Releases:

Veículos de assessoria de imprensa podem fazer o serviço de enviar releases, mas manter uma lista própria e selecionada de contatos na mídia pode ser uma boa maneira de mandar conteúdo direcionado e personalizado apenas para os contatos que estarão interessados naquele conteúdo.

Ao considerar que tipo de e-mail deve ser utilizado para cada caso, é importante lembrar que você não precisa utilizar um modelo de envio ou estratégia única para todos. Alguns casos é preciso desenvolver apenas uma newsletter enquanto em outros casos, acrescentar envio de anúncios. A melhor coisa a fazer é mensurar os e-mails enviados de diferentes formas. Tente uma newsletter durante um mês ou dois e acompanhe os resultados. Contanto que você atinja as expectativas do seu leitor, use a criatividade para encontrar a melhor abordagem.

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Por que meus e-mails chegam como SPAM para alguns de meus destinatários? O que posso fazer para evitar isso?

Há várias razões pelas quais as mensagens podem não chegar à sua caixa de entrada. Como funciona...

Que texto usar no Assunto de envio, posso usar qualquer um?

Quando a criação de e-mails marketing, tente usar um texto diferente para ambos os...

Meu e-mail esta bloqueado no Hotmail como libera-lo para poder enviar com ele?

Fator muito comum o HOTMAIL bloquear IP / Dominio / E-mail, como desbloquea-lo para usa-lo na...

Imagens no E-mail Marketing. Utilizar ou não?

Em propaganda é comum o uso de imagens para ilustrar, exemplificar um momento, ou até mesmo,...

Eu não vejo nenhuma estatística de clique ao abrir o link em minhas estatísticas da campanha e-mail. O que está acontecendo?

Quando você enviar uma campanha de email, certifique-se selecionar as opções:Rastreamento de Link...