Base de Conhecimento

A importância da identificação do remetente da mensagem no E-mail Marketing (a Regra de SPF).

O nome e o endereço do remetente são informações disponíveis para visualização na caixa postal. Ao receber uma comunicação por e-mail que gere dúvidas, o primeiro impulso do destinatário é tentar responder a mensagem, por isso, o endereço de e-mail utilizado deve ser ativo.

Imagine o desapontamento de um leitor que separa alguns minutos do seu precioso tempo digitando uma mensagem para a empresa e recebe em sua caixa de entrada uma informação de que o e-mail não existe? Vale muito mais a pena investir horas respondendo mil e-mails do que perdê-las tentando desfazer a má impressão que ficou em um leitor desapontado.

Isso quando for possível saber quando e quantos desapontamentos existiram, pois se os e-mails não chegaram, como saber, não é?

Em suma, endereços de e-mail do tipo “no-reply”, criados só para “disparos” e que não aceitam respostas, não são recomendados no e-mail marketing. A não ser que seja apresentado um e-mail alternativo na própria mensagem, para esclarecimento de dúvidas, o que é comum em e-mails transacionais, enviados através de um sistema.

O e-mail remetente deve ser um e-mail com o domínio da empresa. Além de prejudicial na entrega, utilizar e-mails hotamil, yahoo, uol, gmail etc, sem configuração adequada do SPF pode caracterizar o remetente como spam, afetar sua legitimidade e balançar a confiança do destinatário.

Segundo uma pesquisa realizada pela Bredin Business Information (2007), 64% dos executivos decidem se querem ou não visualizar o e-mail com base em seu remetente.

Saiba mais sobre SPF e como ele funciona aqui.

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Em algumas vezes enfrento lentidão ao programar um envio, porque?

Para agendar um envio o sistema deve ler toda sua base de e-mails (lista de contatos) para poder...

Como medir o êxito de sus campañas de Email Marketing

Para evaluar el rendimiento de tus campañas de email marketing, debes realizar un análisis de...

Qual melhor dia da semana para enviar minhas campanhas?

Estudos realizados por analistas de pesquisas on-line têm mostrado que os melhores dias...

Como se borra la cachê del explorador web?

Este artículo se aplica a: Plataformas: Windows 8, Windows 7, Vista, Windows XP, Windows 10...

Se pueden utilizar direcciones de email con acentos?

Tanto si queremos enviar nuestros boletines desde una dirección de email que contenga este tipo...