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A importância da identificação do remetente da mensagem no E-mail Marketing (a Regra de SPF).

O nome e o endereço do remetente são informações disponíveis para visualização na caixa postal. Ao receber uma comunicação por e-mail que gere dúvidas, o primeiro impulso do destinatário é tentar responder a mensagem, por isso, o endereço de e-mail utilizado deve ser ativo.

Imagine o desapontamento de um leitor que separa alguns minutos do seu precioso tempo digitando uma mensagem para a empresa e recebe em sua caixa de entrada uma informação de que o e-mail não existe? Vale muito mais a pena investir horas respondendo mil e-mails do que perdê-las tentando desfazer a má impressão que ficou em um leitor desapontado.

Isso quando for possível saber quando e quantos desapontamentos existiram, pois se os e-mails não chegaram, como saber, não é?

Em suma, endereços de e-mail do tipo “no-reply”, criados só para “disparos” e que não aceitam respostas, não são recomendados no e-mail marketing. A não ser que seja apresentado um e-mail alternativo na própria mensagem, para esclarecimento de dúvidas, o que é comum em e-mails transacionais, enviados através de um sistema.

O e-mail remetente deve ser um e-mail com o domínio da empresa. Além de prejudicial na entrega, utilizar e-mails hotamil, yahoo, uol, gmail etc, sem configuração adequada do SPF pode caracterizar o remetente como spam, afetar sua legitimidade e balançar a confiança do destinatário.

Segundo uma pesquisa realizada pela Bredin Business Information (2007), 64% dos executivos decidem se querem ou não visualizar o e-mail com base em seu remetente.

Saiba mais sobre SPF e como ele funciona aqui.

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