Məlumat Mərkəzi

Como o Google Analytics sobrescreve as origens do tráfego

Quando analisamos os dados do Google Analytics, principalmente a seção das fontes de tráfego, sabemos que o GA tem uma maneira bem peculiar de identificar por onde o usuário conheceu nosso site, o que afeta principalmente os acessos diretos, pois em entradas desse tipo provavelmente os usuários já conheciam o site antes.

 

Pois bem, antes de entrarmos diretamente no assunto, precisamos entender exatamente o que o Google Analytics considera para cada um dos tipos de origem. Basicamente, os dados são tratados da seguinte maneira:

- Referral: Entradas por sites de referência ocorrem quando o usuário clica no link de qualquer outro site e é direcionado para seu site. Em casos como esse, a origem é marcada com o site (www.site.com, por exemplo) e a mídia como referral.

- Organic: Quando o usuário chega ao seu site por meio de buscadores, como o Google, Yahoo! e Bing, por exemplo. Nesse caso, o GA contabilizará a origem para o buscador utilizado, a mídia como organic e também o termo com que o usuário chegou ao seu site, contanto que ele não esteja logado. Caso esteja, o termo deve aparecer como (not provided).

- Campanhas: Quaisquer entradas por meio de campanhas PPC, mídia de Display e outras semelhantes. No caso de entradas por campanhas, há a possibilidade de customização das cinco variáveis de campanha por meio do URL Builder. No entanto, se estiver contabilizando entradas de campanhas do AdWords, também existe a possibilidade de acompanhamento automático, que deve ser configurada no momento da subida da campanha na ferramenta.

- Direto: é o tráfego do seu site que não tem informações precisas de origem, como a digitação do site diretamente na barra de navegação, bookmarks e cliques em links de mensagens instantâneas e, por isso, o Google Analytics não tem como definir por onde veio. Neste caso, a origem é identificada como (direct) e a mídia como (none).

Atribuição do último clique

- Acessos vindos de campanhas, de buscadores e de sites de referência sempre irão sobrescrever a origem marcada na visita anterior.

- Acessos diretos nunca sobrescrevem a origem da visita anterior.

- Importante: caso você queira manter a origem de tráfego anterior, pode utilizar o parâmetro utm_nooverride=1 na URL. Ele forçará o Google Analytics a não sobrescrever a origem da visita atual do usuário.

Como isso afeta os acessos diretos

As origens de tráfego são contabilizadas por meio de cookies que têm por padrão a validade de 6 meses (a menos que o usuário os apague manualmente antes disso ou que essa validade seja alterada na customização da tag, mas isso é assunto para outro post), o que quer dizer que mesmo após pausar uma campanha de links patrocinados, podemos continuar vendo visitas que tem como última entrada a campanha em questão. Isso porque quando o visitante volta ao site por acesso direto, seja por ter favoritado o site ou pela facilidade de digitá-lo no browser, o cookie não irá sobrescrever a origem, como já vimos. Ou seja, uma campanha pode continuar tendo visitas mesmo meses após seu término, muito comum em campanhas de disparo de email marketing.

Além disso, caso a campanha ainda esteja ativa e tiver muitos visitantes que retornam por acesso direto, seu Connect Rate pode ser maior que 100%, o que indicaria um número de visitas maior que o de cliques.

Mas então, como ver as conversões de tráfego direto?

Uma alternativa para tentar identificar o fluxo das visitas no processo de conversão, parte importantíssima em nossas análises, são os relatórios de Multi-Channel Funnels, onde são contabilizados os acessos diretos na visualização dos Principais caminhos de conversão e as Assistências para conversões, por exemplo.

Tomando esses cuidados, o entendimento das conversões e comportamento das fontes de tráfego no decorrer e após campanhas se torna mais fácil, economizando tempo precioso na investigação e aprofundamento dos dados da análise em questão.

 
 

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Uma das maneiras mais eficaz de acompanhar o tráfego de um site, veja como é simples instalar o Google Analytics em seu site, veja neste tutorial como fazer em 04 passos simples

Bu mövzu kifayət qədər köməkçi oldu mu?

 Çap

Digər Başlıqlar

Quais são os diferentes tipos de formulários do site e como faço para usá-los.

Existem 4 tipos diferentes de formas que você pode fazer uso.   Formulário de Inscrição...

Em algumas vezes enfrento lentidão ao programar um envio, porque?

Para agendar um envio o sistema deve ler toda sua base de e-mails (lista de contatos) para poder...

Tabela de erros (Devolução e Retornos dos envios)

Erros e suas possíveis causas: Status Diagnostic-Code Possíveis Causas...

Qual é o tempo que devo esperar para enviar uma nova campanha para a mesma lista?

Ao enviar um e-mail para seus assinantes, certifique-se sempre que é enviado no mesmo dia, ao...

Se garantiza que no me van a bloquear mi envíos?

Ni nosotros, ni ninguna otra empresa, puede garantizar al 100% la entrada de los correos en un...