Preguntes Freqüents - FAQ

Como o Google Analytics sobrescreve as origens do tráfego

Quando analisamos os dados do Google Analytics, principalmente a seção das fontes de tráfego, sabemos que o GA tem uma maneira bem peculiar de identificar por onde o usuário conheceu nosso site, o que afeta principalmente os acessos diretos, pois em entradas desse tipo provavelmente os usuários já conheciam o site antes.

 

Pois bem, antes de entrarmos diretamente no assunto, precisamos entender exatamente o que o Google Analytics considera para cada um dos tipos de origem. Basicamente, os dados são tratados da seguinte maneira:

- Referral: Entradas por sites de referência ocorrem quando o usuário clica no link de qualquer outro site e é direcionado para seu site. Em casos como esse, a origem é marcada com o site (www.site.com, por exemplo) e a mídia como referral.

- Organic: Quando o usuário chega ao seu site por meio de buscadores, como o Google, Yahoo! e Bing, por exemplo. Nesse caso, o GA contabilizará a origem para o buscador utilizado, a mídia como organic e também o termo com que o usuário chegou ao seu site, contanto que ele não esteja logado. Caso esteja, o termo deve aparecer como (not provided).

- Campanhas: Quaisquer entradas por meio de campanhas PPC, mídia de Display e outras semelhantes. No caso de entradas por campanhas, há a possibilidade de customização das cinco variáveis de campanha por meio do URL Builder. No entanto, se estiver contabilizando entradas de campanhas do AdWords, também existe a possibilidade de acompanhamento automático, que deve ser configurada no momento da subida da campanha na ferramenta.

- Direto: é o tráfego do seu site que não tem informações precisas de origem, como a digitação do site diretamente na barra de navegação, bookmarks e cliques em links de mensagens instantâneas e, por isso, o Google Analytics não tem como definir por onde veio. Neste caso, a origem é identificada como (direct) e a mídia como (none).

Atribuição do último clique

- Acessos vindos de campanhas, de buscadores e de sites de referência sempre irão sobrescrever a origem marcada na visita anterior.

- Acessos diretos nunca sobrescrevem a origem da visita anterior.

- Importante: caso você queira manter a origem de tráfego anterior, pode utilizar o parâmetro utm_nooverride=1 na URL. Ele forçará o Google Analytics a não sobrescrever a origem da visita atual do usuário.

Como isso afeta os acessos diretos

As origens de tráfego são contabilizadas por meio de cookies que têm por padrão a validade de 6 meses (a menos que o usuário os apague manualmente antes disso ou que essa validade seja alterada na customização da tag, mas isso é assunto para outro post), o que quer dizer que mesmo após pausar uma campanha de links patrocinados, podemos continuar vendo visitas que tem como última entrada a campanha em questão. Isso porque quando o visitante volta ao site por acesso direto, seja por ter favoritado o site ou pela facilidade de digitá-lo no browser, o cookie não irá sobrescrever a origem, como já vimos. Ou seja, uma campanha pode continuar tendo visitas mesmo meses após seu término, muito comum em campanhas de disparo de email marketing.

Além disso, caso a campanha ainda esteja ativa e tiver muitos visitantes que retornam por acesso direto, seu Connect Rate pode ser maior que 100%, o que indicaria um número de visitas maior que o de cliques.

Mas então, como ver as conversões de tráfego direto?

Uma alternativa para tentar identificar o fluxo das visitas no processo de conversão, parte importantíssima em nossas análises, são os relatórios de Multi-Channel Funnels, onde são contabilizados os acessos diretos na visualização dos Principais caminhos de conversão e as Assistências para conversões, por exemplo.

Tomando esses cuidados, o entendimento das conversões e comportamento das fontes de tráfego no decorrer e após campanhas se torna mais fácil, economizando tempo precioso na investigação e aprofundamento dos dados da análise em questão.

 
 

O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog.

Uma das maneiras mais eficaz de acompanhar o tráfego de um site, veja como é simples instalar o Google Analytics em seu site, veja neste tutorial como fazer em 04 passos simples

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