Base de Conhecimento

Como medir a velocidade do envio ou melhorar a performance dos envios

A velocidade de envio pode variar conforme vários fatores, as principais que fazem grande diferença na velocidade são:

  1. Tamanho da Campanha -  Campanha de envio acima de 50 kbytes (a cada 50 kbytes a mais demora o dobro de tempo para entrega)
  2. Delivery - Lista de email com muitas rejeições com emails inválidos ou bloqueados (são feitos 03 tentativas de entregas o que torna a entrega triplicada - procure validar sua Lista)
  3. Cron - Muitas funcionalidades de cron ativas (se você é administrador diminua o tempo de propagação do cron de bounce, este consome 50% do da carga de seu servidor)
  4.  Addons - Instale apenas o que realmente for usar (a cada addons instalado influencia em 10% de perda de velocidade)
  5. Lista grande - Se você tem o habito de enviar listas grandes este é um grande erro (conforme seu email de boas vindas use listas separadas e no Maximo 100 mil por vez, esta orientação não é por acaso, leia mais em outros tópicos)
  6. Funções Simultâneas - Muitas das vezes é apenas o numero de uso de varias funções ao mesmo tempo. ( muito comum em revenda como envio, importação, limpeza bounce e relatórios)
  7. Uso de emails no envio/resposta/bounce de emails inválidos, que causa request de consulta maior e aumenta em 50% bloqueio das entregas.

Todos os planos tem a possibilidade de envio conforme contratado, porém se seu servidor esta com um dos problemas acima veja como burlar estes problemas e fazer com que ele compense esta perda:

  1. Tamanho da Campanha - Diminua o peso de sua campanha, html, imagens ou texto.
  2. Limpeza de Lista ---------   Link de programas para limpeza em breve  ---------
  3. Múltiplo Uso - Diminuir a carga, você pode desativar o cron de bounce, finalizar envio ou diminuir o uso de importação ou envio.
  4. Addons - Não ative o que não sabe ou não ira usar, todo servidor é entregue 100% funcional
  5. Lista Grande - Diminua suas listas em lotes de 100 ou  50 mil e envie uma lista por vez (baseado em envios de 1 milhao por dia - para envios menores como servidores Jr.:,  servidores Promocionais e servidores de 250 mil envios por dia o ideal são listas de 15 mil )
  6. Solução final para compensar a carga - Não sendo possível ajustar ou se adaptar as correções ainda tem uma ultima solução pratica e simples para repor a carga perdida é enviar duas a três campanhas simultaneas. 

Outros problemas comum sem relação ao serviço / aplicação:

  1. Lentidão em Importação de lista - Pode ser carga de seu PC local, Rede ou Rota de seu provedor.  *faça um tracert de rota
  2. Cachê de navegador - Para descobrir se este o problema tecle F5 se continuar de onde parou o problema é o navegador/configuração
  3. Travamento de Importação - Para descobrir se este o problema tecle F5 se continuar de onde parou o problema é o navegador/configuração

e como agendou uma para o dia 14/08 com varias listas.. o servidor demora para iniciar o envio para verificar todas as listas, junta-las e iniciar os disparos fazendo com que todo o sistema fique lento, por isso no email de boas vindas indicamos que importe listas pequenas para que possa fazer agendamentos continuo a cada intervalo de uma hora, pois quanto menor for a lista mais rápido enviara. 

Outro detalhe importante que deve levar em consideração é que todo envio é gerado um executável interno no servidor que processa as listas selecionando e gravando no banco de dados o que foi enviado e o que falta enviar, isso gera uma sessão de envio baseada em criptografia e bits parecida como esta abaixo:

by imap24-xxxxx.xxxxx.net (Dovecot) with LMTP id fI5wOZXQ0leUIAAAYTm5OA
    for ; Fri, 09 Sep 2016 12:24:29 -0300
Received: by imap24-xxxxx.xxxxx.net (Postfix, from userid 1001)
    id AEB96C859FFB6; Fri,  9 Sep 2016 12:24:29 -0300 (BRT)

Este ID não vincula IP ou domínio a referencia ajuda com que robots de spam identifique que a mensagem esta sendo enviada em lote, pois geralmente o provedor recebe vários emails a cada envio, por isso a importância de quebrar os envios em varias listas em partes menores para o envio, assim gerando um ID a cada execução de disparo. Procure sempre evitar envios para muitas listas unidas, se necessário envie duas campanhas ao mesmo tempo para a mesma campanha ou não mas com listas e envios agendados separadamente, não há problema de enviar campanhas juntas ou mesmo encavalar os disparos.

Os processos simultâneos são comum quando se tem muitos  usuários no sistema,  as atividades dos usuários / clientes do revendedor no painel devem ser limitados a acesso, telas e funções para evitar carga, por exemplo campanhas de testes e processamento bounce, são duas funções que consomem 80% do processador do servidor, por isto esta função só é liberada nos painéis de revenda administrado pelo contratante, procure não liberar estas funções para seus usuários / clientes.
 

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Como puedo utilizar campos personalizados en mi campaña

Los campos personalizados te permiten almacenar toda la información extra que necesites de tus...

Porque devo ter o link de remoção em minha campanha de envio?

Em alguns países, é realmente obrigatório por lei que cada e-mail tem um link de cancelamento no...

Puedo importar mi lista de suscriptores?

Por supuesto, puedes importar tu lista de suscriptores actual a Mailrelay sin ningún problema....

Se pueden utilizar direcciones de email con acentos?

Tanto si queremos enviar nuestros boletines desde una dirección de email que contenga este tipo...

Como aumentar a visualização de meus envios?

Para aumentar consideravelmente em até 650% a taxa de aberturas de seus envios crie uma lista com...