Base de Conhecimento

Encurtadores de URL, vale a pena usar?

Encurtadores são muito usados em uma campanha publicitária, seja Email Marketing, Redes Sociais ou SMS Marketing, em outras palavras podemos dizer que os encurtadores de url tem a finalidade de reduzir o tamanho do link.

Dos Benefícios
 
A principal vantagem destes links é usar em redes sociais como Twitter, Facebook e outras Redes Sociais, onde se tem uma quantidade específica de caracteres para postagem. Se você tem um blog ou site pode transformar aquela url feia, criada pela aplicação (como Asp e PHP) em algo mais bonito, ou até pode transformar uma busca Google em algo mais aceitável.

Quais os Riscos
 
São muitos, e isso que você deve levar em consideração para usar ou não, no Email Marketing em 90% dos casos já são direcionados para spam mensagens que utilizam encurtadores, pois o risco de um Phishing é muito alto e freqüentemente usado em encurtadores, como você não vê o link destino nem sempre é bom clicar em links que você desconheça, ou seja muitos não ir]ao clicar no link. Uma pessoa de má fé pode usar os sites que encurtam urls para gerar um link a um site com executável ou com item potencialmente perigoso, prejudicando você, por isso estes encurtadores na maioria são classificados como propagador de Phishing, Malware ou Software não solicitado. Outro risco para o uso demasiado da ferramenta é o de dificultar a indexação do link final em sites de buscas, por exemplo como o próprio Google, uma vez que entende-se que é um redirecionamento e não algo concreto como o link da postagem os buscadores atualizam para ir além dos links que conseguimos ler e ir até a fonte do link para identificar o real destino e até desindexar seu site da rede,isso pode ser um tiro no pé. Pense se cale a pena usar este tipo de ferramenta.

Pra que usar?
 
Como já dissemos, o uso dos encurtadores de URL serve não só para deixar o link visualmente mais bonito e sim para que só ele não ocupe todo o campo de post no Twitter, Facebook e outras Redes Sociais, ou qualquer site que compartilha e recebe informações. O próprio Google já tem um sistema que encurta URLs. Porém lembre-se que não existe indexação de links com encurtadores nas paginas de buscas, pense o porque não são indexados e chegue a uma conclusão inteligente.

Como saber se o link é confiável?
 
Muitos dos sites que criam as urls não tem tantos recursos para verificação das urls, por isso muitos hackers e pessoas de má fé os usam de forma incorreta acarretando uma má reputação destes links nos provedores, por isso muitos provedores os classificam como spam, sites não seguros, como a arquitetura da conversão acontece de forma bem dinâmica, é possível descobrir quantos cliques seu link teve desde que ele foi criado e as vezes até para onde ele direciona, mas como dissemos, depende do site que você escolhe.  A melhor forma de você acompanhar suas estatística de uma campanha de Email Marketing é usar o Google Analytics no site de destino do link, assim você terá como acompanhar a referencia dos seus visitantes que vem do seu Email Marketing.
 

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Que es SPF

SPF es una tecnología para combatir la falsificación de direcciones de correo electrónico, lo que...

Que hago si parte de mi campaña va a SPAM?

En primer lugar no debes alarmarte, ya que siguiendo estos consejos conseguirás corregir este...

Que es Spamtraps

Los spam traps son direcciones de correo utilizadas por los Proveedores de Servicios de Internet...

Por que meus e-mails chegam como SPAM para alguns de meus destinatários? O que posso fazer para evitar isso?

Há várias razões pelas quais as mensagens podem não chegar à sua caixa de entrada. Como funciona...

Puedo enviar desde cuentas de hotmail, yahoo y otros como remitente?

No, debes tener acceso al control del dominio o dominios que configuras SPF  de su remitente....