База знань

Encurtadores de URL, vale a pena usar?

Encurtadores são muito usados em uma campanha publicitária, seja Email Marketing, Redes Sociais ou SMS Marketing, em outras palavras podemos dizer que os encurtadores de url tem a finalidade de reduzir o tamanho do link.

Dos Benefícios
 
A principal vantagem destes links é usar em redes sociais como Twitter, Facebook e outras Redes Sociais, onde se tem uma quantidade específica de caracteres para postagem. Se você tem um blog ou site pode transformar aquela url feia, criada pela aplicação (como Asp e PHP) em algo mais bonito, ou até pode transformar uma busca Google em algo mais aceitável.

Quais os Riscos
 
São muitos, e isso que você deve levar em consideração para usar ou não, no Email Marketing em 90% dos casos já são direcionados para spam mensagens que utilizam encurtadores, pois o risco de um Phishing é muito alto e freqüentemente usado em encurtadores, como você não vê o link destino nem sempre é bom clicar em links que você desconheça, ou seja muitos não ir]ao clicar no link. Uma pessoa de má fé pode usar os sites que encurtam urls para gerar um link a um site com executável ou com item potencialmente perigoso, prejudicando você, por isso estes encurtadores na maioria são classificados como propagador de Phishing, Malware ou Software não solicitado. Outro risco para o uso demasiado da ferramenta é o de dificultar a indexação do link final em sites de buscas, por exemplo como o próprio Google, uma vez que entende-se que é um redirecionamento e não algo concreto como o link da postagem os buscadores atualizam para ir além dos links que conseguimos ler e ir até a fonte do link para identificar o real destino e até desindexar seu site da rede,isso pode ser um tiro no pé. Pense se cale a pena usar este tipo de ferramenta.

Pra que usar?
 
Como já dissemos, o uso dos encurtadores de URL serve não só para deixar o link visualmente mais bonito e sim para que só ele não ocupe todo o campo de post no Twitter, Facebook e outras Redes Sociais, ou qualquer site que compartilha e recebe informações. O próprio Google já tem um sistema que encurta URLs. Porém lembre-se que não existe indexação de links com encurtadores nas paginas de buscas, pense o porque não são indexados e chegue a uma conclusão inteligente.

Como saber se o link é confiável?
 
Muitos dos sites que criam as urls não tem tantos recursos para verificação das urls, por isso muitos hackers e pessoas de má fé os usam de forma incorreta acarretando uma má reputação destes links nos provedores, por isso muitos provedores os classificam como spam, sites não seguros, como a arquitetura da conversão acontece de forma bem dinâmica, é possível descobrir quantos cliques seu link teve desde que ele foi criado e as vezes até para onde ele direciona, mas como dissemos, depende do site que você escolhe.  A melhor forma de você acompanhar suas estatística de uma campanha de Email Marketing é usar o Google Analytics no site de destino do link, assim você terá como acompanhar a referencia dos seus visitantes que vem do seu Email Marketing.
 

Ця відповідь Вам допомогла?

 Роздрукувати цю статтю

Також прочитайте

Em quanto tempo troco os e-mails que uso para enviar?

O ideal para usar um e-mail varia da quantidade de e-mails que você esta enviando, procure...

Como criar um registro SPF?

SPF é a sigla para Sender Policy Framework e combate tentativas de forjar o caminho de...

Como conquistar clientes novos em meu site?

Dê valor ao seu site, criar confiança nas suas visitas, estabelecer a sua...

Meus e-mails estão chegando em lixo eletrônico, porque e o que fazer para evitar isso?

Os motivos podem ser muitos, geralmente esta ligado a assunto, conteúdo, regras de SPF ou o email...

Como entender as principais fontes de tráfego do seu site com Google Analytics

Quando alguém acessa o seu site, certamente veio de algum lugar da web. Suas ferramentas de Web...