Məlumat Mərkəzi

Como utilizar DKIM no envio de mensagens?

DKIM é uma iniciativa conjunta da Yahoo! e da Cisco que, embora ainda seja pouco usada, tem potencial para ser um mecanismo eficiente de combate ao spam.

Consiste em assinar as mensagens com uma chave pública, certificada ou não, para garantir a autenticidade do remetente.

Ao contrário do SPF, que verifica o envelope, o DKIM verifica o cabeçalho da mensagem.

Esta técnica acarreta um custo computacional adicional por mensagem, tanto para o MTA remetente quanto para o MTA destino.

Para habilitar DKIM é necessário:

  • criar um par de chaves pública e privada (o OpenSSL pode ser usado para isso);
  • deixar a chave pública disponível via DNS, de forma semelhante à publicação da política do SPF;
  • colocar a chave privada no MTA responsável pelo envio das mensagens;

Para utilizar DKIM no envio de mensagens basta assinar cada mensagem enviada com a chave privada colocada no MTA.

Esta assinatura é enviada como um campo adicional do cabeçalho.

Para verificar a autenticidade de uma mensagem recebida é necessário:

  • obter a chave pública do domínio do From:, via DNS,
  • verificar a assinatura da mensagem;

O resultado da verificação da assinatura pode chegar a uma das três conclusões:

  • a assinatura é válida, a mensagem vem realmente do domínio indicado no campo From: e pode então ser avaliada por outras técnicas anti-spam;
  • a assinatura não é válida, a mensagem pode ser marcada como suspeita ou ser recusada;
  • o domínio do remetente não possui um registro DKIM, não sendo possível usar a informação de DKIM como critério de decisão.

Mais detalhes sobre DKIM, bem como softwares de suporte, podem ser obtidos em:

Os documentos de referência são as seguintes RFCs:

RFC 4686: Analysis of Threats Motivating DomainKeys Identified Mail (DKIM)      
J. Fenton, September 2006      http://www.ietf.org/rfc/rfc4686.txt  
RFC 4871: DomainKeys Identified Mail (DKIM) Signatures     
 E. Allman, J. Callas, M. Delany, M. Libbey, J. Fenton,     
 M. Thomas, May 2007      http://www.ietf.org/rfc/rfc4871.txt 

Para fins de histórico do desenvolvimento deste padrão pode-se consultar:

Bu mövzu kifayət qədər köməkçi oldu mu?

 Çap

Digər Başlıqlar

Porque vocês aconselham trocar sempre os e-mails de envio e resposta de minhas campanhas?

Nosso sistema de SMTP foi desenvolvido pelo nossos engenheiros de TI para efetuar uma troca...

Qual melhor dia da semana para enviar minhas campanhas?

Estudos realizados por analistas de pesquisas on-line têm mostrado que os melhores dias...

Que texto usar no Assunto de envio, posso usar qualquer um?

Quando a criação de e-mails marketing, tente usar um texto diferente para ambos os...

Como entender as principais fontes de tráfego do seu site com Google Analytics

Quando alguém acessa o seu site, certamente veio de algum lugar da web. Suas ferramentas de Web...

Como o Google Analytics sobrescreve as origens do tráfego

Quando analisamos os dados do Google Analytics, principalmente a seção das fontes de tráfego,...